Subscribe via e-mail

Friday, July 9, 2010

REGIONALISMOS

Juro que não sabia, até porque não fui eu quem criou o nome deste blog. Estou falando sobre a existência de uma música de Kleiton e Kledir cujo nome é Capaz. Até onde sei, segundo fontes de uma das comunidades no Orkut dedicadas à dupla gaúcha, essa canção foi gravada no CD Ao vivo, de 2005. Dei uma passadinha no site oficial dos irmãos e confirmei: realmente os fãs têm razão.

Outra surpresa surgiu ao verificar que o significado da palavra “capaz” no dialeto gaúcho não é compreendido por muitos pelo Brasil afora. Afinal, nosso país é imenso e os regionalismos mais ainda. Resultado disso é um charme todo especial nas diferenças em nossa língua portuguesa.

“Capaz” é uma única palavra, mas carrega em si um significado extenso. Deu para entender? Compliquei, não é? Vamos deixar então para os especialistas. É parecido com a expressão “aonde”, segundo o dicionário Houaiss: “ante uma afirmação, indica dúvida ou descrença. Ex.: o presidente renunciou. – Aonde!”.

Já Luiz Augusto Fischer no Dicionário do Porto-Alegrês explica o uso da palavra “capaz” da seguinte maneira: “Resposta negativa sintética, de alta expressão e de grande uso. (...) ‘Tu vai lá?’ Responde a moça, entre o espantada com a pergunta e o indignada com a mesma coisa: ‘Capaz’. (...) Deve ter-se originado de uma pergunta de resposta a uma pergunta; no caso aí de cima, a resposta da moça, por extenso, seria algo como ‘Então tu achas que eu seria capaz de ir lá?’”

No vídeo a seguir, de Kleiton e Kledir cantando Capaz, Kledir fala um pouco sobre o regionalismo. Confira e divirta-se:




Luiza Prestes Karam

0 comments: